A energia gerada é 100% consumida durante o dia, mesmo em tempo nublado a energia solar é gerada.

COMO FUNCIONA

Qualquer pessoa ou empresa pode produzir energia elétrica a partir da energia solar. Basta instalar um gerador particular. O Brasil possui uma legislação que regulamenta o chamado sistema de compensação de energia. Assim, toda energia produzida não utilizada será injetada no sistema da distribuidora. Todo saldo energético é convertido em créditos, que podem ser usados ao longo dos próximos 60 meses.

Para usufruir dos créditos, caso sua geração seja muito superior à sua necessidade, também é possível cadastrar outro imóvel cuja conta de energia também esteja em seu nome e redirecioná-los.

CARACTERÍSTICAS DA ENERGIA SOLAR

Além de ajudar o meio ambiente, o retorno de investimento em energia solar é outro atrativo interessante e acontece hoje muito mais rápido.

Investimento com tempo de retorno cada vez menor. Em torno de 3 anos.

Quando feita de maneira correta, a instalação de um sistema de geração de energia solar pode gerar economia na conta de energia acima de 90%.

Vivemos num país tropical, em que a viabilidade da utilização de energia solar acontece em praticamente todo o território.

O custo dos painéis solares é cada vez menor, ao mesmo tempo em que a evolução de sua tecnologia tem ampliado cada vez mais sua potência de captação.

Se feitas manutenções preventivas de maneira correta, a vida útil do sistema de geração de energia solar é em torno de 25 anos.

Seja para uso doméstico ou empresarial, a energia solar dá maior previsibilidade das despesas e deixa você e seu negócio livres das oscilações da inflação energética.

A energia excedente gerada pelo seu sistema, é injetada na rede da concessionária e é convertida em créditos de energia, que podem ser utilizados nos meses seguintes.

LEGISLAÇÃO E MODALIDADES DE GERAÇÃO

A Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 tornou obrigatório o sistema de compensação de créditos, também conhecido como net metering. Assim, o usuário que desejar gerar sua própria energia pode injetar todo o excedente na rede elétrica e gerar créditos.

Os créditos de energia gerados são válidos por até 60 meses. Há ainda a possibilidade de o consumidor utilizar esses créditos em outras unidades (desde que as unidades consumidoras estejam na mesma área de concessão e sejam do mesmo titular).

Além da REN 482, a REN 687 definiu dois novos modelos de utilização da energia fotovoltaica, totalizando 4 modelos de geração:

GERAÇÃO LOCAL

É o modelo mais comum, onde a energia gerada é consumida na mesma unidade.

GERAÇÃO COMPARTILHADA

É o compartilhamento de produção de energia entre propriedades do mesmo dono ou cooperativas e consórcios de pessoas ou empresas.

AUTOCONSUMO REMOTO

É possível produzir energia em outro local para reduzir sua conta de energia caso você não tenha o espaço ou condição favorável.

CONDOMÍNIOS

É possível gerar energia solar em condomínios e partilhar a energia gerada entre os condôminos.

Conheça nossas soluções personalizadas

PEÇA AGORA MESMO SEU ORÇAMENTO

SOLUÇÕES EM ENERGIA SOLAR

Para

EMPRESAS

Reduza seus custos fixos com energia em até 90% ao mês. Conheça nosso seguro de garantia de performance e conte com a experiência de profissionais qualificados.

Para

INDÚSTRIAS

Garanta maior previsibilidade de despesas, diversifique as fontes de energia e contribua para um mundo mais sustentável.


Para

AGRONEGÓCIO

As vantagens de investir em um sistema fotovoltaico vão muito além do aspecto ambiental. Ganhe mais competitividade com um custo fixo planejado.

Para

RESIDÊNCIAS

Oferecemos soluções sob medida para a sua necessidade. Fique livre da inflação energética. Peça um orçamento sem compromisso e te atenderemos em até 48 horas.

Integradores e

USINAS

Conheça nossas soluções tecnológicas para diferenciar sua empresa no mercado.

VANTAGENS E DESVANTAGENS
DA ENERGIA FOTOVOLTAICA

A geração de energia elétrica a partir da emissão dos raios solares está em geral relacionada aos benefícios ao meio ambiente e ao seu baixo custo para ser produzida. Apesar disso, sua utilização ainda é relativamente restrita em razão da percepção de que seu custo de implementação ainda seja muito elevado.

Essa tendência tem sido revertida pouco a pouco, uma vez que a tecnologia fotovoltaica é cada vez mais acessível.

Listamos abaixo as principais vantagens e desvantagens ou limitações da energia fotovoltaica:

VANTAGENS

    Melhor investimento financeiro:

  • Dentre as aplicações de baixo risco a solar é a campeã, atingindo retornos de 2% a 3% ao mês.

  • Limpa e não poluente:

  • Um dos benefícios claros é o de que no momento de sua produção não são gerados poluentes que afetem o meio ambiente. Mesmo a fabricação dos equipamentos que geram a energia tem a durabilidade estimada de 25 anos.

  • Manutenção:

  • Além da alta vida útil dos sistemas, a manutenção é simples e pouco frequente.

  • Localização geográfica:

  • O Brasil é um país privilegiado no que se refere à energia fotovoltaica. Em praticamente toda sua extensão, são verificados níveis excelentes de radiação, ideais para captação de energia solar. Além disso, num país continental como o nosso, a geração de energia fotovoltaica é ideal para geração em locais remotos.

DESVANTAGENS

    Formas de armazenamento:

  • Se comparado a combustíveis fósseis e energia hidroelétrica, o armazenamento não é tão eficiente. Apesar disso, soluções como a injeção de energia na rede das concessionárias e posterior geração de créditos de energia, são caminhos encontrados para compensar essa característica.

  • Variações climáticas:

  • Apesar de praticamente todo o território do Brasil ser considerado apropriado para a captação de energia solar, há lugares no mundo em latitudes médias e baixas em que a queda brusca de temperatura em determinados período do ano pode desfavorecer a captação de energia.

  • Percepção de alto custo de aquisição:

  • Os painéis solares ainda têm um custo que num primeiro momento pode parecer alto ou inacessível. No entanto, gradualmente essa percepção tem sido modificada uma vez que, cada vez mais a energia solar passa a ser considerada um investimento de longo prazo, e que novas formas de financiamento têm sido disponibilizadas.

Conheça nossas soluções personalizadas

PEÇA AGORA MESMO SEU ORÇAMENTO

O que falam sobre nós

DEPOIMENTOS

Não gastei dinheiro algum com minhas placas solares. Investi. Sentei e fiz as contas: com cerca de 5 anos, o valor que gastei será pago por minhas contas de luz. Depois, será lucro, numa taxa de retorno que quase nenhum outro investimento oferece. E para sempre. Aliás, um tipo de aplicação com responsabilidade ambiental, uso do Sol para criar energia, sem emissões ou impactos. Arrependimentos? Tenho um: não ter feito isso antes.

Gladston Mamede

Optei pelo sistema fotovoltaico pela economia prevista e pela minha expectativa de aumentos das atuais tarifas das concessionárias em valores acima da inflação. Tenho observado a geração dentro das estimativas previstas na proposta técnica. O profissionalismo, conhecimento técnico da equipe, a flexibilidade demonstrada na fase de dimensionamento e estudos, além do bom acabamento da obra, foram características que observei ao longo de todo o processo de instalação.

Eduardo Bordieri

Foi uma grata surpresa poder contar com o apoio técnico e execução de projeto fotovoltaico. Desde o início fui muito bem orientado, incluindo os procedimentos necessários junto à concessionária. Já se passaram cerca de 2 anos de projeto e nunca tive qualquer tipo de problema!

Deivison Pedroza

Estou muito satisfeito com essa parceira, não só do ponto de vista econômico e financeiro, mas também por estar trabalhando de forma ecologicamente correta com energia limpa, e também servindo de marketing para o meu negócio. O sistema é 100% economicamente satisfatório. Não gasto mais nem um tostão pagando energia elétrica.

Morvan Andrade

A equipe é extremamente competente e profissional. Minha economia de energia elétrica foi significativa após implantação da energia fotovoltaica. Recomendo!

Leonardo Torquetti

Excelente atendimento! Desde o primeiro contato até a efetiva finalização dos serviços. Todo pessoal é muito gentil e atencioso. O sistema foi instalado dentro do prazo previsto e está em pleno funcionamento, atendendo satisfatoriamente as nossas expectativas.

Orlando Medeiros

Fique por dentro

NOSSO BLOG

20 de março de 2020
grafico-de-consumo-solar-corp

O quanto cresceu a energia solar nos últimos anos?

Desde que os sistemas passaram a ser conectados à rede – com a resolução nº 482 – extinguindo o uso das baterias, os preços dos projetos […]
20 de março de 2020

Informe especial sobre o coronavírus

Em razão dos últimos acontecimentos e seguindo a recomendação das autoridades de saúde, a SolarCorp Energia mudou o funcionamento de seu escritório no Rio de Janeiro. […]
16 de março de 2020

Como energia solar gera energia elétrica?

A luz incide sobre os painéis fotovoltaicos e gera energia elétrica em corrente contínua (CC). A energia elétrica será gerada enquanto houver luz. Geralmente, o pico […]

Conheça nossas soluções personalizadas

PEÇA AGORA MESMO SEU ORÇAMENTO